© Copyright - 2017

January 26, 2017

Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

Entre vodkas e revoluções

February 14, 2017

Se você se interessa de verdade por política, não pode deixar de ler The Dictator’s Handbook - Why Bad Behavior Is Almost Always Good Politics (Bruce Bueno de Mesquita & Alastair Smith), mais uma das dicas infalíveis do Rodolfo Araújo.

 

 

Na obra, os autores tratam com um incômodo pragmatismo as relações entre os círculos de poder nas esferas pública e privada. Para os mais ingênuos, um necessário choque de realidade de como grandes mudanças normalmente obedecem os interesses de poucos. Muito poucos.

 

A abordagem sobre a Revolução Russa do livro é ao mesmo tempo surpreendente e crível demais para ser desprezada.

 

Enquanto a história retrata o evento sob a ótica do ideal Marxista e da luta de classes, os autores trazem uma versão bem mais simples e ao mesmo tempo assustadora.

Segundo eles, Alexander Kerensky, um dos líderes da revolução de Fevereiro, tomou o Palácio de Inverno e instaurou o governo provisório porque o exército russo simplesmente não se esforçou para impedí-lo. 

O motivo? O Czar àquela época não pagava o suficiente aos seus militares.

 

Preocupado com o desempenho de seu exército, Nicolau II chegou à brilhante conclusão de que soldados sóbrios lutariam melhor e proibiu a venda de vodka em tempos de guerra.

A medida provocou um rombo nos cofres do governo, uma vez que aproximadamente 1/3 da receita do país era gerada pela venda dos destilados.  Enquanto isso, os gastos com a guerra cresciam, resultando em uma combinação catastrófica.

 

 

 

Em pouco tempo, o Czar não tinha caixa para custear o apoio necessário para se manter no poder e sucumbiu às investidas de Alexander Kerensky, que acabou ele mesmo, por razões bem semelhantes, ficando apenas poucos meses no poder. 

O resto da história é bem conhecida.

 

Na política, a equação de toda a ação de grande impacto tem desdobramentos por muitas vezes impensáveis. Mesmo as boas ações necessitam de suporte de um ou mais grupos de pessoas essenciais à manutenção de um líder, presidente, ditador ou CEO no poder.

 

Enquanto os efeitos destes episódios são sentidos por grandes massas - por longos anos - as causas podem ser mais simples e sórdidas do que gostaríamos que fossem.

 

Um brinde de vodka à realidade!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Marqueteiro, palestrante e um cara que acha que Marketing Político Digital é feito para ganhar eleição e não se livrar da obrigação de estar presente nas redes sociais.

abel lumer

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon